sábado, 19 de janeiro de 2013

A busca pelo novo Mkhitaryan (Parte I)


A fera.

Henrikh Mkhitaryan é a sensação do Leste Europeu. O armênio é o artilheiro da UPL com 18 gols em 17 jogos pelo impecável líder Shakhtar Donetsk e vive a melhor fase de sua carreira. Apesar do interesse de outros clubes (principalmente da Europa Ocidental) ele deve permanecer sob o comando de Mircea Lucescu em Donetsk. Tamanho foi seu sucesso que inspirou outros clubes a seguirem o mesmo caminho do Shakhtar e buscarem jogadores armênios.

Os candidatos a "novo Mkhitaryan"

De 2011 para cá houve um "boom" na demanda por jogadores da liga nacional armênia. Isso tem relação não só com Mkhitaryan, mas também com o desempenho da seleção da Armênia nas eliminatórias para a Euro 2012. Faltou pouco para os comandados de Vardar Minasyan obterem sua classificação e as atuações foram encantadoras. Para abordar este tema contei com um de meus mestres, o sempre genial e admirável Rui Malheiro:

"A procura de um novo Mkhitaryan, um dos melhores jogadores fora das ligas "top5", parece-me ser a principal. É um jogador nuclear do Shakhtar Donetsk e, na minha opinião, o jogador com mais qualidade e mais completo da liga ucraniana. Mkhitaryan é, igualmente, o símbolo de uma nova geração do futebol armênio e o seu crescimento promoveu uma renovação profunda na seleção, extremamente rejuvenescida. E da fuga do último lugar das qualificações europeias para o Europeu e o Mundial, a Armênia mostrou, em 2010 e 2011, capacidade para lutar, praticamente até o fim, pela qualificação para o Play-off de acesso ao Europeu. A luta por uma vaga no Mundial 2014 ainda está em aberto, ainda que se revele extremamente difícil, mas o alargamento das seleções qualificadas para o Euro 2016 poderá ser a coroa de glória desta geração. Henrikh Mkhitaryan, nesta altura, terá 27 anos e, muito provavelmente, estará a jogar num clube europeu de topo.

"Jogadores a serem destacados: Henrikh Mkhitaryan é, de longe, a principal figura do futebol armênio. Yura Movsisyan, 25 anos, avançado com um percurso no futebol americano e dinamarquês, destacou-se na Rússia no FK Krasnodar e dará o salto para o Spartak Moscou. O médio defensivo Karlen Mkrtchyan, 24 anos, e, principalmente, o ala esquerdo Gevorg Ghazaryan, 24 anos, são jogadores determinantes na seleção e no Metalurh Donetsk, o clube pioneiro na prospecção em território armênio e que descobriu Mkhitaryan.

"Aras Özbiliz, extremo/avançado, de 22 anos, jogador de origem turca e que despontou no Ajax, tem estado em foco nos russos do Kuban. Edgar Malakyan, ala de 22 anos, que vinha a destacar-se no Pyunik, já deu o 'salto' para o Viktoria Plzen, enquanto que Levon Hayrapetyan, 23 anos, jogador capaz de fazer todo o corredor esquerdo, destacou-se no Lechia Gdansk, mas uma lesão grave deve afastá-lo dos gramados pelo resto da temporada".

Só para terem uma noção, vamos recapitular as transferências mais recentes de jogadores do campeonato armênio para o Leste. Há de se notar duas coisas que ficam muito claras: o Pyunik é a grande fonte de jogadores e a Ucrânia é o mercado consumidor (ao menos o inicial). Mas por que isso? Bom, a respeito do Pyunik, trataremos na segunda parte da análise. Portanto, falarei  agora da razão para os times da UPL buscarem estes atletas.

A busca tem muito a ver com Mkhitaryan. Em 2009 o jovem meio-campista deixou o Pyunik para defender as cores do Metalurh Donetsk após marcar 11 gols em 10 jogos. Mas não foi só isso. Desde que estreou pelo time de Yerevan em 2006, então com 17 anos, o garoto já se revelou um dos principais nomes do campeonato nacional. No Metalurh não foi diferente. Marcou logo que debutou na vitória por 3x0 sobre o FK Partizan Minsk (time da capital bielorrussa que atualmente se encontra na terceira divisão) pela Europa League.

Na temporada 2010-2011, com 21 anos, foi nomeado capitão do Metalurh  -jogador mais jovem a atingir tal status dentro do MetaDon. Mas nem esta estratégia bastou para mantê-lo com o uniforme azul. Em agosto de 2010 ele não mudou de cidade, mas de time, e passou a defender o Shakhtar Donetsk. De lá para cá foi evoluindo sob o comando de Lucescu até atingir seu ápice. Muitos acreditam que isso começou na atual campanha, mas eu discordo. Para mim foi na passada, quando  o técnico romeno passou a utilizá-lo mais centralizado na linha de 3 meias, como mediapunta. O Shakhtar não estava jogando bem e Mkhitaryan carregou o piano praticamente sozinho.

O Metalurh, por sua vez, desde que vendeu o armenian star tenta encontrar um substituto exatamente no mesmo lugar. Primeiro foram Gevorg Ghazaryan, Marcos Pizzelli e Karlem Mkrtchyan, em 2011. Dos três, Pizzelli ficou poucos meses e logo foi para o Kuban. Ghazaryan, mesmo não sendo titular absoluto, tem muita qualidade e só precisa de mais tempo para brilhar. O único que rendeu prontamente foi Mkrtchyan, jogando tanto no centro de campo quanto na zaga. Marcador impecável.

Nesta temporada o novato foi Artak Yedigaryan, de 22 anos. O winger não convenceu e retornou ao Pyunik emprestado até o fim da temporada. Davit Manoyan foi outro que voltou a Yerevan após uma curta experiência internacional. Ele estava na Rússia. Foi contratado pelo Kuban, mas nem sequer estreou pelo time principal e foi emprestado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário