sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Kuban vai conseguir se virar sem Petrescu?

Krasnozhan já está trabalhando. Gazeta Russa.

Nesta semana o técnico romeno Dan Petrescu surpreendentemente anunciou que estava deixando o comando do Kuban Krasnodar. A notícia caiu como uma bomba no Leste Europeu, tanto que até alguns jogadores do Kuban foram pegos de surpresa (Lolo soube através de um jornalista russo na concentração da Costa do Marfim). A equipe sulista não tardou e logo assinou contrato com o experiente Yuri Krasnozhan, mas ainda fica a dúvida a respeito de como os jogadores irão se portar sem a figura de Petrescu no banco de reservas.

Petrescu, o grande responsável pela ascensão do Kuban

Não há como negar que foi o romeno quem promoveu esta ascensão do Kuban Krasnodar. Ele foi contratado em 2009, após deixar o Unirea Urziceni, e logo em 2010 venceu a FNL com 80 pontos, 9 a mais que o segundo colocado Volga. Além disso, o Kuban sofreu apenas 20 gols em 38 jogos. Excelentes números, não? Mas o melhor ainda estava por vir.

Na Russian Premier League inicialmente os comandados de Petrescu tinham como principal objetivo escapar do descenso, mas não foi exatamente o que aconteceu. Para surpresa geral eles acabaram a "temporada regular" entre os oito primeiros garantindo assim uma vaga nos play-offs. Mesmo que a oitava colocação tenha sido mantida após os PO -haja vista que os adversários eram extremamente complicados- o clube de Krasnodar foi a sensação da temporada.

Armados em um interessante 4-2-3-1 onde uma defesa forte -construída em torno de Zelão e Armas- e rápidos contra-golpes eram sua maior virtude, o Kuban incomodou demais as grandes equipes da RPL. Ademais, o atacante marfinense Lacina Traoré foi sem dúvida um dos melhores jogadores da competição. Em outras palavras, solidez seria a melhor forma de descrever o Kuban de 2011-2012.

Começo de temporada razoável e demissão de Petrescu

Para a campanha 2012-2013 o Kuban perdeu Lacina Traoré, mas trouxe jogadores como Daniel Niculae, Dealbert, Aras Özbiliz, Davit Manoyan e Ibrahima Baldé. Isso sem contar que em janeiro já havia contratado o excelente Marcos Pizzelli.

Logicamente que a perda de Traoré para o Anzhi foi muito sentida e Niculae não correspondeu logo de cara, mas aos trancos e barrancos o Kuban foi vencendo seus jogos. Com um elenco melhor que o da temporada passada, se esperava outro grande desempenho do clube.

Mas aí Petrescu resolveu renunciar. Como já foi mencionado a notícia pegou todos de surpresa. Não houve qualquer confusão ou desentendimento (ao menos aparentemente) entre a diretoria e o romeno. Eles entraram em um acordo e tudo se resolveu pacificamente. Alguns veículos russos dizem que Petrescu renunciou pela falta de ambição dos dirigentes, mas isso é pouco provável. Sim, eles venderam Traoré, mas por outro lado trouxeram reforços com um potencial enorme que deverão render muito na RPL. De uma forma ou de outra, Petrescu já assinou com o Dynamo Moscow.

A chegada de Yuri Krasnozhan

O que virou moda na Rússia nesta temporada é ligar o nome de Valery Gazzaev a todos os clubes cujos treinadores estão "balançando" ou são demitidos. Acreditam que até com o Kuban fizeram isso? Por sorte (?) o rumor foi menor já que logo após a renúncia de Petrescu o ex-técnico do Lokomotiv Moscow, Yuri Krasnozhan foi contratado.

Segundo a Gazeta Russa o magnata Oleg Mkrtchyan -maior investidor do Kuban- fez questão de negociar pessoalmente com Krasnozhan. Pelo visto ele foi convincente já que o técnico aceitou todos os termos prontamente e ainda trouxe como auxiliar Andrey Talalev (o que mostra a preocupação dos Kazaki com as categorias de base).

Fazendo uma recapitulação de seus últimos trabalhos, não podemos dizer que Krasnozhan saiu muito bem deles. No começo da temporada passada foi demitido do Lokomotiv depois de uma polêmica -e suspeita- derrota para o Anzhi. Poucos tempo depois -durante a pausa de inverno- ele assumiu o próprio Anzhi mas ficou apenas dois meses no cargo e foi demitido. Não chegou a comandar o time do Daguestão em qualquer partida oficial. Especula-se que seus métodos não tenham agradado aos atletas do Anzhi.

Ainda assim os jornalistas russos acreditam muito em seu potencial e acham que ele pode dar certo no Kuban. Confesso que ainda tenho minhas dúvidas, principalmente pela ligação extremamente forte do elenco  com Petrescu. A adaptação à filosofia Krasnozhan vai ser um pouco demorada e isso pode não ser bom. Ademais, o russo já disse que é provável que mude o esquema tático também.

Em suma, esta grande mudança no Kuban Krasnodar deve acarretar uma certa turbulência nas próximas rodadas antes que ambos -treinador e jogadores- se aprumem de forma a recolocar o clube nos trilhos para mostrarem de uma vez que o Kuban deixou de ser apenas uma surpresa na RPL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário