sexta-feira, 6 de julho de 2012

Só falta paciência

Slaven Bilic. SOVIETIC SPORT. 

Paciência. É isso que a diretoria (entendam Olga Smorodskaya) não tem com ninguém. No Lokomotiv dificilmente um treinador que não consegue resultados imediatos fica no cargo. O exemplo mais recente foi o do português José Couceiro, demitido após menos de um ano à frente da equipe. Agora os olhos de todos se voltam para o croata Slaven Bilic, que pela primeira vez em sua carreira treinará um clube.

A rigor a última temporada do Loko não foi ruim. O problema é que o time não ganha um título de expressão desde 2007, quando venceu a Copa da Rússia. Isso gera uma pressão enorme sobre os gestores. E, só para contribuir com isso, a senhora Smorodskaya também não é a presidente mais compreensiva do mundo.

Quem iniciou a campanha 2011-2012 no banco do Lokomotiv Stadium foi Yuri Krasnozhan. Entretanto, ele foi suspeito de manipulação de resultado na partida contra o Anzhi e, mesmo antes de as investigações começarem, foi mandado embora. Justiça seja feita, não podemos considerar esta atitude como exagerada por parte da presidente. O mais curioso é que a RFU fez o possível para abafar esta história e Krasnozhan foi contratado para gerir a seleção russa "B". Depois disso, ninguém mais ouviu qualquer boato sobre o assunto.

Seu sucessor foi o experiente português José Couceiro. Ele demorou um pouco para encontrar o esquema de jogo ideal até se apaixonar pelo 4-2-3-1. Quando isso aconteceu, não mudou mais. Brincadeiras à parte, foi o 4-2-3-1 que tornou o Loko mais sólido em campo. Com uma proteção maior à frente da zaga e três meias atuando com liberdade, a equipe passou a ter um desempenho melhor. Seguramente não foram atuações de encher os olhos, mas já era alguma coisa.


Couceiro, entretanto, fazia questão de sempre insistir nos mesmos erros. O principal deles foi não demonstrar muita confiança na espetacular dupla de zaga formada, pelos jovens Burlak e Belyaev, até os play-offs. Antes disso a presença constante era do horrível Manuel Da Costa, que dispensa quaisquer comentários.

Uma boa cartada do treinador português foi recuar Maicon, colocando-o tanto na direita quanto na esquerda dentro da linha de três meias. Jogando assim o brasileiro tornou-se fundamental para o Loko até se lesionar e perder boa parte da reta final de temporada. Por sorte (?) sua lesão coincidiu com o retorno de Torbinskiy, que pôde retomar o flanco esquerdo. 

A principal dor de cabeça de Couceiro foi como encaixar Caicedo e Pavlyuchenko juntos. Antes de o atacante russo voltar a seu país, Caicedo era o titular e estava correspondendo à confiança depositada nele. Enquanto isso Roman mostrava que poderia ser titular já que ao sair do banco sempre mostrava bom futebol. Resultado: Caicedo foi escalado no flanco direito e Pavlyuchenko como "9". Em uma bizarra ocasião o atacante russo chegou a jogar pela direita. Mas isso não durou muito, já que o camisa "25" também se lesionou (!) ao fim da temporada.

Com a sétima posição na RPL Couceiro não teve seu contrato renovado e o Lokomotiv foi atrás de outro treinador. Muito se especulou até que o croata Slaven Bilic foi anunciado oficialmente para o cargo. Analisando seu trabalho na seleção da Croácia, foi uma excelente escolha. Mas é preciso ter calma e cuidado, haja vista que ele precisa se adaptar ao modus vivendi russo e também ao dia-a-dia dentro de um clube.

E para discorrer um pouco sobre o que devemos esperar do Lokomotiv Moscow na temporada 2012-2013, contarei com a fantástica jornalista Yulia Yakovleva, do diário Sovietic Sport. Yulia fala português fluentemente e é torcedora do Loko. Quanta honra!

Bom, Yulia, acredito que Bilic esteja tão ansioso quanto nós pela sua estreia oficial no Lokomotiv e, como ele mesmo declarou, a pressão já está sobre seus ombros. Acredita que por ser uma aposta Olga Smorodskaya desta vez vai se mostrar mais compreensiva com o treinador?


Infelizmente não acredito. Smorodskaya já disse que não foi ela quem escolheu Bilic, ela disse que foi obra do departamento de Kirill Kotov (que faz contratações). A presidente só negociou com o treinador. Ela já deixou claro que não será culpa sua se o clube jogar mal. 


Ao mesmo tempo ela elogiou Bilic nas entrevistas: "Slaven é um dos jovens treinadores mais talentosos da Europa. Com ele o Loko seguramente vai jogar a outro nível". Em outras palavras, isso significa que Bilic vai ficar no Loko pelo menos até o fim da temporada.


Por isso acho que desta vez ela não vai ter outra atitude. As relações com outros treinadores sempre começaram bem. Mas em algum ponto algo mudava nestas relações. Por fim todos os ex-treinadores do Loko não gostam dela. 


Minha principal dúvida é sobre o esquema tático de Bilic. Já vimos a Croácia tanto em um 4-4-2 quanto em um 4-2-3-1. Como já mencionei neste post, o Loko de Couceiro era adepto deste último. É provável que ele opte por um esquema com dois atacantes dadas as opções que tem no elenco?

Para já nos amistosos o esquema tático é o 4-4-2. Pelo menos o Loko jogou assim no primeiro tempo do amistoso contra o Maribor. No segundo tempo foi o 4-2-3-1, variando para o 4-3-3.


A equipe tem Pav e Caicedo, por isso a variação com 2 atacantes é provável. Mas outros jogadores como Obinna, Maicon e Sychev jogam mais nos flancos direito ou esquerdo. 


Embora na última partida Sychev tenha atuado no centro do ataque. Nos treinos o esquema é o 4-3-3: Shishkin-Burlak-Durica-Eshenko, Ozdoyev-Torbinskiy-Glushakov, Samedov-Pav-Obinna.

Para mim, se o croata conseguir fazer com que a defesa seja mais confiável as chances de ele não precisar de dois volantes de maior marcação são grandes. E penso que isso ainda passa por Burlak e Belyaev. Não tenho dúvidas de que ambos sejam os  jovens defensores russos mais promissores da RPL. Você acha que, mesmo com a chegada de Corluka, os dois seguirão tendo espaço no time titular?

Loko nunca jogou com dois volantes. O melhor nesta posição segundo Couceiro é Tarasov. Mas eu acho que desde Lima e Maminov não temos volantes de alto nível. Ozdoev também joga na posição, mas ainda comete muitos erros. Glushakov é mais um box-to-box.


Concordo com você. Burlak e Belyaev são os jovens defensores mais promissores. Mas é possível que Belyaev vá perder espaço no time titular. Bilic conta mais com Durica e Burlak. Talvez Corluka jogue ao invés de Durica.


O Lokomotiv da última temporada foi um time de jogo direto. Era quase impossível vê-lo tendo maior posse de bola que o adversário, sobretudo nos play-offs. A Croácia de Bilic, em contrapartida, era conhecida por seu refinado toque de bola. Logicamente não há como comparar os dois planteis, mais vemos que o Loko tem jogadores de qualidade no passe. Isso nos leva a um impasse: esta temporada será de transição para um "novo" Lokomotiv ou Bilic buscará de qualquer forma algum resultado?


Loko é assim (direto no ataque) desde Krasnozhan. Ele entendeu que com os jogadores que tinha não poderia jogar de outra maneira. O maior problema do elenco é uma defesa fraca: os jovens BuBe (Burlak e Belyaev) cometem erros; Durica nem sempre joga bem; e os laterais Shishkin e Yanbaev, principalmente o último, podem ter um jogo excelente e outro ruim.


Então Loko começou a jogar mais nos rápidos contra-ataques e pressionar o adversário no seu campo. Isso deu resultado. Quando Couceiro chegou ele mudou um pouco o esquema tático, mas a equipe continuou da mesma maneira: pressão e ataque pelos flancos.


O que vai fazer Bilic eu não sei. De um lado o objetivo para a próxima temporada é terminar pelo menos em terceiro lugar. E segundo, Smorodskaya e Couceiro já montaram uma base. Se ele não conseguir, é provável que seja demitido também.


Por outro lado ninguém sabe se Bilic é capaz de trabalhar com o clube. Se ele tentar mudar o estilo de jogo do Loko para o estilo da seleção croata, pode falhar. Porque ele praticamente não tem experiência trabalhando com clubes.

Para finalizar, até agora dois reforços de peso chegaram ao Lokomotiv Stadium: Corluka e Samedov. Você apostaria em mais contratações? Acha que o time tem grandes carências?

Loko deve contratar mais um ou dois jogadores. Acho que o time procura um meia como Loskov. Já surgiram informações de que podem chegar Diego ou van der Vaart. Na minha opinião falta um bom atacante. Pav não joga como há dois anos, Caicedo se machuca a cada mês e os outros não fazem muitos gols

Nenhum comentário:

Postar um comentário