domingo, 29 de abril de 2012

Lusitans campió!

Grande comemoração!

Não é segredo para ninguém que gosto de seguir as ligas "menores" da Europa. Muitas vezes é um pouco complicado ver os jogos, mas faço o que posso. Com o campeonato de Andorra não é diferente. Não existe qualquer stream para partidas da Primera Divisió, ainda assim eu tento dar um jeito. Portanto, não poderia deixar de falar sobre o título do FC Lusitans.

Após vencer o Sant Julià na última rodada dos play-offs por 2x1, a equipe fundada por uma comunidade portuguesa no pequeno país conquistou o primeiro título nacional em sua curta história (13 anos). A vantagem de apenas dois pontos sobre o poderoso FC Santa Coloma mostra o quão equilibrada foi esta temporada.

Para se ter uma ideia da regularidade do Lusitans, o time se manteve invicto durante toda a "temporada regular" da Primera Divisió. Suas duas únicas derrotas foram já nos play-offs. E, mesmo sofrendo a pressão dos rivais de Santa Coloma, os comandados de Vicente González se mostraram mais preparados do que nunca e garantiram uma vaga ao menos na 1a. pré-eliminatória da Champions (a qual me agrada muito!).

Por incrível que pareça é um pouco complicado falar sobre destaques individuais no Pidasa, já que o conjunto foi realmente seu ponto forte (isso sem contar o brilhante trabalho de Vicente González). Ainda assim podemos  fazer certa menção aos experientes atacantes Pedro Reis e Juan Raya (este último tem 35 anos); aos meias Gaby Meza e Gregory Charles; e ao goleiro Andres Benítez.

Desbancando Santa Coloma

Não cabem dúvidas de que os times de Santa Coloma, Unió Esportiva e Futbol Club, eram os máximos favoritos ao título. O segundo, inclusive, é o maior campeão da história, com 6 canecos. Isso sem contar o CE Principat, que já atingiu o ápice da Lliga 3 vezes.

Com respeito ao futebol apresentado em campo, o UE Santa Coloma foi mais "interessante" que o próprio Lusitans. Vemos isso ao analisar os números: o time teve o melhor ataque do campeonato (marcando 61 gols) e foi a equipe que goleou mais vezes (7). Seu principal destaque foi o pichichi Victor Cuadros, artilheiro da Primera Divisió com 14 gols.

Não posso dizer que vi 90 minutos do UESC, mas pelos (muitos) highlights analisados, tenho condições de fazer algumas observações. A primeira é sobre o esquema tático de Lluís-Miguel Aloy: o 4-3-3. Além do já mencionado Victor Cuadros, não poderia deixar de falar sobre Luís Miguel e Josep Vall.

Vall, além de tudo, é considerado um dos jogadores mais promissores do país. É um atacante muito veloz e habilidoso. Tem apenas 20 anos. Outra "pérola" que despontou no conjunto de Santa Coloma foi o meia Gerard Aloy, de 23 anos. Geralmente escalado como interior esquerdo, mas que se movimenta muito bem pelos 3/4 do campo.

Ranger's, o grande destaque!

Seguramente há muita gente estranhando eu colocar o Ranger's como grande destaque sendo que o Lusitans foi campeão. Para quem não sabe esta equipe terminou o campeonato como lanterna, somando incríveis 4 (quatro!) pontos em 20 jogos. Exatamente por isso eu o apelidei carinhosamente de Novo Ajax Lasnamäe.

A verdade é que o pobre Ranger's sofreu com problemas econômicos durante toda a temporada e contou com um elenco um tanto fraco (inclusive alguns jogadores estavam bem acima do peso). Seguramente os 108 gols sofridos, os 16 marcados e sua única vitória (3x0 sobre o Inter Escaldes no dia 26 de fevereiro), evidenciam tais fatos.

Apesar do frikismo deste post, o título do Lusitans deve ser realmente levado a sério. Não creio que houve uma queda de produção dos times de Santa Coloma, prefiro destacar os méritos dos campeões. Portanto, querendo ou não, o nível da liga nacional de Andorra está ficando mais elevado aos poucos.

A quem interessar, falei sobre a liga andorrana no podcast espanhol "Global Fútbol", do qual faço parte. Algumas informações estarão meio "atrasadas", já que a gravação aconteceu antes de os play-offs começarem.

E como diria o grande Caio Blinder, uma colher de chá para os amigos Alberto Hernandez, David Fernández ,Tomàs Martínez e Andrés Marchante que também adoram a Primera Divisió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário