domingo, 18 de março de 2012

O título mais triste da história

Passar por um gigante escocês não é nada fácil.

Este domingo (18) foi histórico para o time do Kilmarnock, que conquistou o inédito título da Scottish League Cup e interrompeu um jejum de 15 anos sem levantar uma taça (já que foi campeão da Scottish Cup em 1997). Como se não bastasse isso, o Killie bateu nada mais nada menos que o Celtic na final disputada em Hampden Park.

Este título serviu para salvar uma temporada irregular do clube, que está na sétima posição da SPL com 34 pontos. O fato é que a colocação do Killie já não é uma surpresa, porque o time se modificou muito em relação à temporada passada, perdendo jogadores importantes e não conseguindo repor à altura.

No entanto, a perda mais sentida de todas foi a do treinador Mixu Paatelainen. Os quase dois anos que ele permaneceu à frente do time foram muito bons e houve um certo desespero quando, em março de 2011, ele deixou seu cargo para assumir a seleção nacional finlandesa. Não demorou muito para encontrarem um substituto. Este saiu do próprio banco do Killie. Se trata de seu auxiliar, o norte-irlandês Kenny Shiels. Esta foi a primeira grande chance da carreira gerencial do pai de Dean Shiels (que inclusive defende o Kilmarnock).

Não é preciso ser um expert em futebol escocês para saber que poucos acreditaram em Shiels como técnico, apesar de conhecer bem o elenco. Mas tendo plena consciência de suas limitações, o presidente  Michael Johnston se manteve confiante no norte-irlandês e por fim deu certo. As contratações foram poucas, porém, cirúrgicas. O suficiente para o time se manter na SPL.

Com isso, uma boa campanha em qualquer uma das copas nacionais viria bem demais. Foi exatamente o que aconteceu. Depois da eliminação na Scottish Cup (Copa da Escócia), o Kilmarnock se concentrou totalmente na League Cup e conquistou o melhor resultado possível: o título. Vale destacar que a semifinal já foi épica, porque o Killie passou por seu rival Ayr United (time da segunda divisão), no pouco conhecido Ayrshire Derby.

Depois do Ayr, o caminho para a taça seria bem mais complicado. O Celtic é o líder da SPL e, apesar da situação crítica do Rangers, precisa ter sua boa temporada reconhecida. Neil Lennon faz um trabalho sensacional. Nem é necessário completar dizendo que os Bhoys eram os máximos favoritos antes de a bola rolar.

Dentro do campo, a coisa não mudou muito. Fazendo um "balanço" total da partida, o time de Glasgow foi um pouco melhor, mas esbarrou em uma grande atuação de Cammy Bell -que foi muito elogiado por Shiels após a partida. Mas um desempenho "comum" não daria o título aos Bhoys. Apesar da posse de bola e de algumas chances esporádicas, o time de Lennon não era nem de longe o mesmo que goleou o Dundee United por 4x0 na rodada passada.

Tendo Hooper pouco inspirado, Forrest bem marcado por Michael Nelson e um bloco de jogadores com camisa amarela na frente, ficou difícil para os Bhoys. Neil Lennon gritava constantemente no banco de reservas, mas o time não engrenava em campo. Enquanto isso, o Kilmarnock se aproveitava como podia de eventuais contragolpes.

Shiels só tentou ser mais ofensivo a falta de 17 minutos para o fim, quando colocou o recém-chegado Dieter van Tornhout (atacante belga contratado este ano junto ao Nea Salamis Famagusta, do Chipre) para jogar ao lado de Paul Heffernan. Bastaram exatamente 10 minutos em campo para que ele marcasse o gol da vitória do Kilmarnock com uma bela cabeçada, aproveitando cruzamento de Lee Johnson. E o mais curioso disso tudo é que justamente no dia 18 ele completou 27 anos de idade.

Não restam dúvidas de que este título mostrou todo o poder de superação do Kilmarnock e será lembrado ao longo dos anos. Por isso, seguramente alguns estão se perguntando por que este foi o "título mais triste da história". Bem, a tragédia começa durante a comemoração dos jogadores. Graças à tamanha emoção, o pais do meia Liam Kelly, Jack, acabou tendo um ataque cardíaco e foi encaminhado ao hospital. Mas infelizmente ele não sobreviveu. Na coletiva de imprensa, Shiels descreveu o clima no vestiário como "triste". "Mesmo com o título, ninguém consegue esboçar um sorriso por aqui", completou.

2 comentários:

  1. Triste pela perda de Jack Kelly, mas muito interessante e emocionante esse título do Kilmarnock

    ResponderExcluir
  2. De fato. E justo hoje, um dia depois deste título, a diretoria já começou a negociar a renovação de contrato de Kenny Shiels.

    ResponderExcluir