sábado, 15 de outubro de 2011

Está na hora de mudar, Leonid Slutsky

A estranha figura de Leonid Slutsky.

Durante várias rodadas o CSKA foi líder e, dada a sua regularidade nos resultados, era difícil acreditar que perderia a liderança. Mas depois que suas péssimas atuações passaram a atrapalhar esta regularidade a história foi outra e o time moscovita já caiu para a segunda colocação.

Logicamente o CSKA é um dos favoritos ao título da Russian Premier League, tanto que ficou na liderança durante um bom tempo. O time começou bem a temporada, apesar da desconfiança e aos poucos foi "calando a boca" de alguns, mas não por muito tempo.

Um dos mais controversos nomes da equipe do exército é o treinador Leonid Slutsky, que além de não extrair o melhor dos jogadores, ainda é uma figura bastante estranha à beira do campo. Em um de seus artigos, Jonathan Wilson até disse que ele parece tudo, menos um treinador. A forma com que ele balança o tronco para frente e para trás sentado no banco de reservas chega a dar uma aflição. Mas este é o menor dos problemas.

Desde a chegada de Seydou Doumbia, Slutsky vive um dilema: escalar ele e Vagner Love juntos ou armar o time em um 4-2-3-1. Ele escolheu a primeira opção. Não foi uma escolha tão grotesca assim, já que os dois formam uma dupla de ataque de altíssimo nível e vivem fase maravilhosa. Mas o problema deste 4-4-2 é a forma como o resto da equipe se porta em campo.

O principal prejudicado é a jovem "pérola" Alan Dzagoev. Não é segredo para ninguém que ele é um trequartista, ou seja, precisa jogar centralizado no meio-campo. Entretanto, no 4-4-2 ele acaba sendo deslocado pelo lado direito, onde não rende absolutamente nada.

Como left winger joga o japonês Keisuke Honda, que vinha sendo a principal "válvula de escape" dos moscovitas até sofrer uma lesão no joelho e precisar fazer uma cirurgia. Seu substituto é Zoran Tosic, que até não joga tão mal, mas sabe-se lá porque, não passa confiança para Leonid Slutsky e é sacado inclusive de partidas onde está bem, como foi o caso de CSKA 2x2 Terek Grozny desta última rodada.

Outro defeito evidente no CSKA é total abdicação do jogo pelo centro do campo. Diferentemente de um 4-4-2 ortodoxo onde os dois jogadores da faixa central fazem o tradicional box-to-box, no CSKA os dois atletas que se situam nesta faixa do campo -Yevgen Aldonin e Pavel Mamaev- são "volantões" exclusivamente de marcação.

Tudo isso faz com que em situações extremas, tanto Doumbia quanto Love voltem para o meio-campo parar criar as jogadas e ainda finalizá-las, o que é muito complicado e facilita totalmente a vida da marcação adversária. Por isso, chegou a hora de Slutsky tomar novamente a decisão de mudar seu esquema tático.

Penso que o esquema mais indicado para o CSKA hoje é um 4-1-3-2, porque assim ele pode manter Doumbia e Love na frente, não abdicar do jogo pelas laterais e, principalmente, deixar Dzagoev na zona do campo onde ele se sente confortável.

Cheguei a cogitar o 4-3-1-2, mas assim o time do exército não aproveitaria a qualidade de Keisuke Honda e Tosic pelos lados, o que no 4-1-3-2 é bem possível. Deixar apenas um volante não seria problema para este time, já que ambos têm muita qualidade na marcação. Além disso, os laterais Nababkin e Aleksei Berezutski mal apoiam ao ataque.

No começo da temporada seria impossível o "cabeça dura" Slutsky mudar de esquema, ainda mais com os resultados vindo. Mas agora que o time perdeu a liderança da Russian Premier League e a pressão vem aumentando, não será surpresa se ele fizer isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário