sexta-feira, 22 de julho de 2011

A temporada 2011-2012 vai começar!


Este fim de semana começa a temporada 2011-2012 da Scottish Premier League, e aqui pretendo fazer uma prévia falando um pouco sobre cada equipe e as prováveis perspectivas na primeira divisão escocesa.

Rangers


O atual tricampeão da SPL não contará com Walter Smith no banco de reservas, mas terá o ídolo Ally McCoist, em sua primeira temporada como treinador.

Apesar de ter sido adquirido pelo empresário Craig White, os Hoops contratou apenas o meia Juan Manuel Ortíz (Almería) e renovou com Alan McGregor, Steven Whittaker e o capitão David Weir.

Jogadores como El-Hdji Diouf, Vladimir Weiss e Kyle Bartley saíram do clube ao fim dos empréstimos. Kenny Miller poderia ser repatriado, mas o time não pretende pagar mais do que 400 mil libras por ele.

O estilo de jogo da equipe azul não deve mudar muito, até porque, McCoist foi auxiliar de Walter Smith desde 2007 e conhece muito bem o elenco. Minha expectativa é de que o Rangers fique com a segunda colocação.

Celtic


Comandados de Neil Lennon chegam com ainda mais força para esta temporada não por causa de grandes reforços, mas sim por causa da forma como esta equipe terminou a última temporada.

Os Bhoys não conquistavam tão alta pontuação (92) desde os tempos de Martin O'Neill. Dentro de campo a qualidade de nomes como Joe Ledley, Beram Kayal, Scott Brown, Kris Commons e Gary Hooper era o que prevalecia e é o que prevalecerá para esta temporada.

Chegaram apenas os garotos Adam Matthews e Victor Wanyama, mas com a saída de Forster, a necessidade de um goleiro é grande. Meu palpite é que o Celtic seja campeão.

Hearts


Terceiro colocado na última edição da SPL, o Heart of Midlothian quase conseguiu ameaçar Rangers e Celtic, mas como isso é quase impossível, valeu a tentativa.

Jim Jefferies deu um toque de qualidade à este time que contava com jogadores como o garoto David Templeton e o ótimo Kevin Kyle. Em 2011-2012 ele ainda terá à sua disposição Jamie Hamill, John Sutton, Mehdi Taouil e Danny Grainger, o que reforça ainda mais a tese de que o Hearts ficará mais uma vez na terceira colocação.

Aberdeen


Equipe começou muito mal a temporada e só passou a melhorar com a chegada do treinador Craig Brown e seu auxiliar Archie Knox. Ainda assim terminaram apenas na nona colocação.

Os Dons contrataram Youl Mawene, David González, Isacc Osbourne e Chris Clark, mas perderam nada menos do que o prodígio Chris Maguire. E com Scott Vernon sendo "o cara" dos Dons, este time não deve passar da sexta colocação.

Dundee United


Quarto colocado na última temporada, o United deve ficar com a mesma posição nesta. Há de se destacar o excelente trabalho que vem fazendo Peter Houston, desde a saída de Craig Levein para a seleção escocesa.

Os Terrors não contrataram mais do que nomes necessários: Willo Flood, John Rankin e Gary Mackay-Stevens para suprir as ausências de David Robertson, Morgaro Gomis, Craig Conway e Prince Buaben.

O atacante David Goodwillie é uma das principais revelações do futebol escocês e as chances de sair do United eram enormes, mas nenhuma equipe fez uma oferta contundente por ele. Assim, Goodwillie deve ser o principal nome dos Terrors na próxima temporada.

Motherwell


Depois da saída de Craig Brown e Archie Knox, o Steelmen se desequilibrou no campeonato e caiu bruscamente. Stuart McCall foi o eleito para resolver o problema e terminou em sexto.

A principal "cartada" do Motherwell para a temporada foi manter os jovens Steve Jennings e Jamie Murphy, principais jogadores do elenco. Tudo bem que John Sutton não renovou e foi para o Hearts, mas Michael Higdon foi contratado junto ao St Mirren e pode ser um bom substituto.

Vejo o Motherwell mais equilibrado e melhor do que o Aberdeen, apesar da pouca experiência de McCall, por isso, creio que o Steelmen ficará na quinta colocação.

Kilmarnock


Nada como uma decepção por temporada. Bom, a da próxima tende a ser o Kilmarnock graças ao êxodo que ocorreu no time. Saíram: Alexei Emerenko, Jamie Hamill, Craig Bryson, Frazer Wright, Mehdi Taouil, Steven Old, Willy Aubameyang e Rui Miguel.

A explicação para todas estas saídas, foi outra saída, a do treinador finlandês Mixu Paatelainen, que foi dirigir sua seleção. Ele ficou apenas alguns meses no comando do Killie, mas fez um trabalho espetacular.

Seu substituto será o inexperiente Kenny Shiels, que era auxiliar de Paatelainen. Por isso, o Killie não deve superar a 11a. colocação no campeonato, ou seja, o rebaixamento é provável.

St Johnstone


Outro time que deve ficar no meio da tabela, assim como na última temporada. Os comandados de Derek McInnes perderam alguns jogadores, mas contrataram peças para repor.

Talvez o principal problema seja encontrar um camisa "9", já que na última temporada apenas 23 gols foram marcados, mas isso não quer dizer que uma queda aconteça.

Inverness Caledonian Thistle


Terry Butcher deve manter o time na sétima posição, assim como foi na última temporada. A principal perda foi, sem dúvida, o atacante Adam Rooney, que foi contratado pelo Birmingham.

Contudo, Butcher sabe contornar este tipo de problema e já contratou vários garotos para o elenco, muitos deles desconhecidos como Gregory Tade e Tom Aldred.

Hibernian


Os Hibees não devem brigar contra o descenso, assim como foi na última temporada, mas também não deverão fazer uma grande campanha assim como seu rival de Edimburgo.

A "novela" envolvendo uma possível saída de Colin Calderwood ou para Birmingham ou para Nottingham Forest já está ficando chata, mas tudo indica que ele deve permanecer no comando da equipe verde e branca, para o desespero de alguns.

St Mirren


Equipe com ainda mais chances de cair do que o Kilmarnock, dada a fragilidade de seu elenco. Danny Lennon precisará fazer um verdadeiro milagre para que este time permaneça na SPL.

Neil Lennon até que está ajudando o amigo emprestando jogadores como Paul McGowan e Graham Carey, mas a ausência de Michael Higdon será muito sentida.

Dunfermline


Há uma tese na Escócia dizendo que os times da Second Division da SFL (2a. divisão) são tão fortes quanto os da metade da tabela da SPL, parece que isso é verdade, porque nos últimos 10 anos apenas o Gretna subiu para a elite do futebol escocês em uma temporada e caiu em outra.

Os atuais campeões da segundona escocesa perderam apenas Calum Woods, mas contrataram alguns nomes da Scottish Football League tais como: Paul Baurns, Paddy Boyle e Andy Barrowman.

Minha expectativa para os comandados do bom Jim McIntyre seja, talvez, uma nona ou até mesmo oitava colocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário